sábado, 16 de maio de 2015

Micose: Microsporum Canis

Oi gatinhos e gatinhas, como nós já havíamos postado, mamãe vai falar da minha micose e como tratá-la! Então vamos lá?

Micoses transmitidas por animais:

As dermatomicoses são micoses superficiais causadas por fungos, a mais comum é a Microsporum canis transmitida por cães e gatos. Essa é uma doença muito importante transmitida por animais, sendo que é responsável por até 30% dos casos de micose humana. Os seres humanos pegam essas micoses com o contato direto com o animal, as lesões causadas pela micose ocorrem geralmente em lugares superficiais como: Braços, troncos e couro cabeludo. Geralmente o animal tem mais chances de contrair essa doença no banho e tosa, devido ao uso de escovas, pentes, tesoura, materiais de tosa em geral. Em grande parte essa transmissão afeta as crianças, e pessoas imunossuprimidas. Os gatos podem ser portadores desses fungos e não apresentarem sintomas.
Como reconhecer a doença nos seres humanos:
Você percebe uma elevação com uma bolha que coça muito, essa bolha se rompe então ela forma uma lesão circular avermelhada que pode aumentar e se espalhar pelo resto do corpo conforme você for coçando.
Como reconhecer a doença nos animais:
Você percebe lesões normalmente circulares, com queda de pelos, inflamação e descamação, pode ou não haver coceira. Entretanto, as lesões podem se apresentar de formas diversas, tornando o diagnóstico clínico muito difícil. Por isso, é necessária a realização de um tricograma (exame dos pelos no microscópio) e de cultura fúngica.
Como é feito o tratamento nos seres humanos:
O tratamento nos seres humanos é com antimicóticos específicos, podendo per oral ou de passar na pele, depende do caso, então é sempre recomendado procurar o dermatologista.  
Como é feito o tratamento nos animais:
O tratamento nos animais deve ser com equito parasitas, o animal tem que sempre receber medicamentos para pulgas e carrapatos, porque eles também são vetores de transmissão de animal para animal. Os medicamentos podem ser orais e sobre a pele também igual aos seres humanos, mas é sempre bom levar ao veterinário que ele vai saber falar o melhor tipo para cada caso.


AVISO:
É muito importante o tratamento do ambiente, pois os esporos podem ficar na região e recontaminar o animal. Animais com pelos longos devem ser tosados para que o tratamento tenha sucesso, sempre avisando ao pet shop para esterilizar os materiais depois do uso ao seu animal, assim evitando que ele contamine outros cães ou gatos.



Bom pessoal espero que tenha ajudado e tirado algumas duvidas de vocês. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário