terça-feira, 2 de junho de 2015

Raça: SIAMÊS

Oi gatinhos e gatinhos! Demos uma atrasadinha na postagem sobre as raças de gatos, mas vamos lá. Hoje vamos falar sobre a RAÇAS SIAMÊS, que é a mistura da raça da nossa Ninazinha!

HISTÓRIA:

Ao que se sabe a origem da raça siamesa provavelmente veio do Sudoeste Asiático, mais especificamente do Sião, onde estes felinos eram tidos como um gato da nobreza e mantidos em templos sagrados. De lá eles foram levados para a Inglaterra e no ano de 1884 começaram a se espalhar para outras partes do mundo. Os siameses possuem a sua coloração mais clara no corpo e mais escuras nas extremidades, além de seus olhos azuis e cara triangular que são suas marcas registradas. Um dos gatos mais bonitos e comuns existentes principalmente no Brasil. Talvez uma característica que chama muito à atenção, seja a sua afetuosidade com seus donos.



CARACTERÍSTICAS:

O siamês tem um corpo longilíneo, de porte médio, com membros posteriores longos e finos, patas pequenas e ovais; musculatura forte. Os machos não ultrapassam 5 quilos. O siamês deve ter a cabeça em forma de triângulo perfeito com a parte larga na altura dos olhos e a parte menor na ponta, com contornos delicados. O pescoço alongado. As orelhas de base larga terminadas em ponta. O nariz longo. Os olhos são oblíquos em forma de amêndoa, inclinados na direção do nariz sempre de cor azul. A cauda é longa, pontiaguda na extremidade, mas há casos que a cauda é peluda seguindo as características de seu corpo. A pelagem é curta e aderente ao corpo com a textura fina, mas densa e brilhante. As cores podem variar da seguinte forma, no corpo branco quando filhotes, parecendo com um branco sujo ou creme, as cores nas extremidades vai do castanho muito escuro (quase preto), passando pela cor de chocolate, e raramente azul (acinzentado) ou lilás (acinzentado). As características mais marcantes são as zonas de coloração mais escura, que cobrem o rosto, orelhas, pernas, patas, cauda e no saco escrotal (no caso de ser um macho). Essas zonas, também chamadas de "pontas", "marcações", "marcas" ou "sinais". As cores mais escuras resultam de uma mutação numa enzima, a tirosinase, envolvida na produção de melanina. Esta enzima mutada é sensível à temperatura, o que quer dizer que só é ativa nas zonas mais frias ficando essas áreas escuras porque só é produzida a melanina nessas regiões. Mais recentemente têm sido apresentadas outras variações. As fêmeas atingem cedo a sua maturidade sexual, aos cinco meses mas não deverão procriar antes do terceiro cio para não gerar problemas de saúde tanto nos filhotes como também a morte da mãe.

                          

COMPORTAMENTO:

Principalmente, no período dos cios, emite miados e uivos pouco graciosos, semelhantes ao choro de uma criança recém-nascida. A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de "príncipe dos gatos", mas é o miado forte e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono, ele se comporta mais como um cão do que como um gato podendo até passear numa coleira e chega a exibir o comportamento típico de "ir buscar". É fiel, ciumento e gosta muito de ser acariciado, especialmente no pescoço. Como todo gato, ele, às vezes, age de modo estranho, num instante é capaz de passar da maior frieza às mais vibrantes expressões de afeto. A fêmea requer cuidados especiais quando grávida. No cio, ela fica quase histérica. Podendo rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar mais cedo possível. Um mês depois do acasalamento, as suas mamas começam a inchar e os filhotes podem ser sentidos no seu ventre. Eles nascem brancos e vão mudando de cor à medida que crescem, são muito brincalhões, preguiçosos e carinhosos eles começam com a cor de pelo meio dourado que com o tempo vai escurecendo. O gato siamês "compete" com o gato persa pelo título de Príncipe dos Gatos.



Espero que tenham gostado, deixe aqui nos comentários a próxima raça que vocês querem ver. Lambeijos!


NÃO COMPRE, ADOTE!!

7 comentários:

  1. Faz sobre a raça Angorá, é a mistura de raça da minha gatinha, angorá com vira lata, minha Ursulinha fofa <3 adoraria saber mais sobre essa raça <3 http://coisasdelayza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou falar sim, posto toda segunda sobre raças!
      Fique de olho =)
      Muito obrigada e volte sempre!!

      Excluir
  2. A primeira gatinha que tive era dessa raça.
    Foi adotada por mim depois de deixarem na minha porta :( Infelizmente nem todos dão essa sorte.

    Adorei saber um pouco mais sobre a raça, são todos lindos!

    Beijos,
    Dri.
    www.diariodecasamentooficial.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive tantas que não lembro, hahahahahha!
      Eu achava um gato ou cachorro na rua eu queria levar pra casa.
      Pois é se as pessoas não vendessem seria mais fácil, pois ai não ia ter problemas com raças.
      Muito obrigada! Beijos e volte sempre <3

      Excluir
  3. Amo esses fofuxos!!!
    Beijos <3
    http://cultivecurtenatureza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiê de novo, te indiquei pra uma TAG lá no meu Blog, da uma olhadinha lá :) http://coisasdelayza.blogspot.com.br/2015/06/tag-liebster-award.html

    ResponderExcluir